Pelo quarto ano, a autarquia é considerada uma das melhores de todo o país, tendo nesta edição se destacado com o projeto “Madalena, Capital dos Açores da Vinha e do Vinho”, que irá disputar a grande final contra 35 municípios, a 16 de novembro, em Guimarães.
A Câmara Municipal da Madalena foi finalista dos Prémios Município do ano 2017, organizados pela Plataforma UM-Cidades, da Universidade do Minho, que visa reconhecer as boas práticas dos Municípios portugueses e premiar iniciativas autárquicas de excelência, no âmbito nacional.
O projeto “Madalena Capital dos Açores da Vinha e do Vinho” destacou-se entre as 56 candidaturas submetidas pelos municípios concorrentes, tendo ficado entre os 35 finalistas, confirmando a magna qualidade dos esforços que têm vindo a ser envidados pela edilidade, no que respeita à promoção da vitivinicultura e do enoturismo.
A Madalena do Pico foi nomeada como finalista, tal como outros três projetos açorianos, nomeadamente o “Ecoquiosque da Semana do Mar” (Horta), “Eco-restauro ecológico da Zona Húmida Costeira” Praia da Vitória e “Uma Biblioteca para Todos” (Ribeira Grande).