O Secretário Regional da Agricultura anunciou que o Plano Apícola dos Açores ficará concluído até ao final do presente ano e será remetido a todas as associações, cooperativas e restantes parceiros, para que se possam pronunciar e darem os seus contributos”.
João Ponte falava na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Cooperativa de Apicultores e Sericultores de São Miguel.
O governante adiantou que o Plano Apícola será um documento estratégico, que tem quatro objetivos, que passam por assegurar e promover a sanidade agrícola, promover a partilha de formação e de conhecimento técnico-científico, promover e fortalecer o associativismo de modo a favorecer a dinamização e inovação no setor apícola e, por último, fomentar a promoção dos produtos e encontrar novos mercados.
João Ponte assegurou, ainda, que depois de concluído o Plano Apícola, o Governo Regional vai avançar com uma alteração ao Decreto Legislativo Regional, que regula a atividade apícola, de modo a adequa-lo à realidade e às necessidades do setor.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas apelou à união de esforços, com vista ao contínuo fortalecimento do setor apícola nos Açores, melhoria da sanidade animal, da qualidade e da quantidade do mel produzido e referiu que “não devem permanecer dúvidas nos consumidores quanto à qualidade do mel dos Açores e às garantias de segurança alimentar".