O município de São Roque comemorou no sábado 476 anos de elevação de São Roque a concelho.
Mark Silveira, presidente da autarquia, que falava na sessão comemorativa disse que estão a concretizar um novo ciclo de desenvolvimento para o concelho. No primeiro mandato planificaram e prepararam os procedimentos a desenvolver em São Roque para no atual avançarem com esses investimentos.
O presidente deu como exemplo o Loteamento Urbano dos Bacelinhos em São Roque, que está em fase terminal e a Avenida do Moinho, na Prainha que está em curso. Para breve vão estar também obras como o abastecimento de água no lugar do Cabrito, a criação da incubadora de empresas, e do parque industrial de Santo António, prevendo-se que ainda em 2018 avance o projeto das obras no largo da igreja de Santo António e da praceta dos baleeiros.
Há também outros projetos que vão começar a trabalhar como é o caso da remodelação da rede de abastecimento de água e da eletrificação da zona industrial de Santa Luzia.
Mark Silveira informou que atualmente a autarquia carece de recursos humanos técnicos e não técnicos por forma a melhorar o funcionamento do município. Assim anunciou que na última reunião de câmara foi deliberado a contratação de 20 pessoas.
O presidente continua também preocupado com o novo terminal de passageiros e gare marítima para o porto de São Roque onde garantiu que tem feito pressão uma vez que é uma obra estruturante para o Pico e acredita que até ao final do ano seja anunciada uma solução para aquele investimento defendendo que não pode existir plano b e o governo tem que cumprir com o seu compromisso politico.
Na sessão solene dos 476 anos do município foram entregues certificados de carreira a Helena Cabral e Roque Machado, mérito de empreendedorismo a Miguel Ângelo Garcia, Mérito de Ambiente ao Parque Natural do Pico e às Juntas de freguesia da Prainha e Santo Amaro, mérito desporto ao grupo desportivo da Casa do Povo de Santo António, à atleta Daniela Santos e a Paulo Afonso Vieira, mérito cultura aos maestros Manuel Francisco Serpa e Manuel Vieira Machado, prémio turístico à Quinta da Ribeira da Urze e mérito excelência ao mestre João Alberto das Neves.
A entrega dos diplomas foi intercalada com momentos musicais ao som do Duo Cordis.