O loteamento dos Bacelinhos, em Santo António, está praticamente concluído. Esta infraestrutura vai permitir aos jovens adquirirem lotes com o projeto de arquitetura já incluído como forma de fixar jovens cais no concelho. Outra obra que também já avançou foi a construção da Avenida do moinho na freguesia da Prainha.
Ainda antes do final do ano, o presidente da autarquia de São Roque que falava no programa “Em Foco” da Rádio Pico, adiantou que vão avançar as obras de requalificação do Largo da Igreja de Santo António e da Praceta dos Baleeiros.
Para 2019 Mark Silveira pretende avançar com as obras da incubadora de empresas na antiga casa dos médicos, o abastecimento de água ao lugar do Cabrito e a requalificação do parque empresarial de Santo António.
O presidente admitiu que o plano e orçamento para 2019 está dividido em duas partes. Por um lado a concretização física das obras e por outro o reforço dos recursos humanos com a contratação de mais 20 pessoas para integrarem os quadros da autarquia.
Sobre o turismo o presidente informou que São Roque tem cerca de 400 camas e dois restaurantes de grande categoria defendendo ser importante melhorar as condições de operacionalidade do aeroporto do Pico por forma a receber aviões de maior dimensão, uma vez que estamos situados entre a Europa e a América.
Mark Silveira considera também fundamental aumentar o reforço das ligações com o continente português para dar resposta à procura e anunciou que em breve a AMIP vai reunir com o grupo SATA para expor estas situações.
O autarca também acredita que 2019 vai ser o ano para o arranque do projeto do terminal de passageiros de São Roque, aguardando até 31 de Dezembro uma resposta por parte do Governo regional.
Mark Silveira é de opinião que se crie ainda ligações entre São Roque -Velas -São Roque, quando houver condições, lamentando os milhões de euros que são gastos todos os anos entre a Madalena e São Roque de barco, uma vez que este gasta cerca de 500 litros de gasóleo por hora, defendendo o transfere dos passageiros por terra entre Madalena e São Roque e vice-versa.