A autarquia de São Roque implementou este ano pela primeira vez o orçamento participativo.
Foram apresentadas 9 propostas, mas apenas duas foram legíveis.
As duas propostas foram colocadas á votação e obtiveram 121 votos, mas 28 foram excluídos porque não diziam respeito a munícipes de São Roque.
Mark silveira, presidente da autarquia, informou que a proposta vencedora teve 93 votos e é intitulada de “requalificação da zona de recreio do edifício 2 da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, da autoria de Francisco Osório.
Recorde-se que no plano da autarquia estão destinados 15 mil euros para o Orçamento Participativo devendo as obras ser executadas no próximo ano.
Francisco Osório, vencedor do projeto, disse que o principal objetivo passa por munir aquele espaço de equipamentos de recreio para que os alunos possam brincar com maior segurança.
O vencedor lamenta no entanto a falta de participação dos munícipes nesta iniciativa, o que demostra alguma passividade.
Questionado sobre São Roque ter sido considerado o melhor município do país em termos da qualidade da governação local, o presidente da autarquia adiantou que o orçamento participativo é uma das dimensões avaliada no estudo e defende que todas as iniciativas que vierem nesse sentido contribuem para uma boa governação indo ao encontro dos munícipes.