O Sintap anuncia que os trabalhadores da RIAC vão estar em greve nos dias 20 e 21 de Dezembro, sete meses depois da última greve.
O sindicato quer pressionar o Governo Regional a retomar o diálogo negocial que introduza justiça na situação laboral destes trabalhadores.
Segundo o sindicato, “os trabalhadores da RIAC têm tarefas e competências cada vez mais abrangentes, complexas, exigentes e de grande responsabilidade, que vão muito para além do conteúdo funcional previsto para a carreira do regime geral de assistente técnico”.
O Sintap diz ainda que “perante esta situação, os trabalhadores da RIAC, com grande empenho e espírito de serviço público, têm-se esforçado por investir nas suas competências funcionais, formativas e profissionais, procurando desse modo responder de modo cabal ao alargamento das atribuições e competências da própria RIAC”.
O SINTAP exige respeito pelo direito à negociação coletiva, expresso através do diálogo negocial entretanto interrompido, de modo a que possam expor e defender as razões subjacentes ao seu processo reivindicativo, nomeadamente a criação de uma carreira especial.