O Secretário Regional da Saúde afirmou na Horta, que o Sistema de Informação de Imagiologia que está a ser implementado nos hospitais e centros de saúde da Região e no Centro de Oncologia dos Açores será uma mais-valia para os utentes.
O titular da pasta da Saúde falava na abertura do quinto Workshop de Boas Práticas em Saúde onde informou que o sistema envolve um investimento de cerca 1,4 milhões de euros, contempla uma solução centralizada que permite a partilha de informação relacionada com exames de radiologia realizados nos hospitais e unidades de saúde de ilha.
A este sistema está associado uma plataforma web a que os profissionais de saúde podem aceder, a partir de qualquer unidade de saúde do arquipélago, para consultar o historial do utente e realizar telediagnósticos, sendo que os utentes terão os diagnósticos com maior celeridade.
O Secretário Regional salientou que, nos últimos cinco anos, foram realizados cerca de 1,4 milhões de exames, desde raio-x, ressonâncias magnéticas e TAC, sendo este dado demonstrativo do alcance desta plataforma.
Este é um dos 13 projetos de cariz inovador apresentados no Workshop de Boas Práticas em Saúde, os quais demonstram a preocupação com áreas sensíveis como a parentalidade, a saúde mental, as cirurgias de ambulatório, a gestão organizacional e a segurança dos doentes, cuidadores e profissionais.