O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou na Horta, que o ordenamento do espaço marítimo “coloca muitos desafios” e que as políticas do mar têm um caráter “transversal”, destacando a importância de “ouvir outros organismos da administração pública naquilo que são as estratégias relacionadas com o mar”.
O Secretário Regional, que falava à margem da primeira reunião plenária da CIAMA, Comissão Interdepartamental para os Assuntos do Mar, referiu que o Plano do Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores (POEMA) terá de estar concluído até 2021, à semelhança dos planos de ordenamento de Portugal continental e da Madeira.
Este plano regional “engloba uma série de áreas potenciais de uso para várias atividades, incluindo as questões da biodiversidade e da conservação”.
Segundo o Secretário Regional, através da CIAMA, pretende-se que cada departamento aborde “as suas preocupações e a sua realidade” para o Plano de Ordenamento do Espaço Marinho dos Açores, para que seja possível “elaborar e implementar instrumentos de gestão realistas e que contribuam para o desenvolvimento”.
Na reunião foram propostos sete grupos de trabalho para acompanhar o processo de ordenamento do espaço marítimo, sendo que serão realizadas durante o próximo ano várias reuniões para acompanhar o processo de elaboração do Plano do Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores.