O Plano e Orçamento da Câmara municipal das Lajes do Pico ronda os oito milhões de euros e foi aprovado ontem com os votos favoráveis da maioria e os votos contra do Podemos Mais.
Os documentos, segundo Roberto Silva, presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, tem como objetivo manter o equilíbrio financeiro, reduzir a divida e investir em todas as freguesias.
Quanto às maiores obras físicas o presidente destaca o projeto de abastecimento de água através da Lagoa do Paul, um projeto que pretende que seja uma reserva de água para a ilha e informou que estão a estudar a hipótese de levar água até São Caetano, São Mateus e Candelária pelo lado sul, Santo Amaro, Prainha e São Roque, a norte e no concelho das Lajes a São João, Lajes e Ribeiras.
Roberto Silva acrescentou que este plano marca um novo ciclo na governação uma vez que permite ao município recorrer á banca, depois de quase uma década a pagar dividas, e destacou que é um orçamento condicionado pelos fundos comunitários onde vão tentar capitalizar o que têm de direito, tornando o concelho mais atrativo.
Já Miguel Machado, vereador do Podemos Mais, informou que o movimento votou contra o Plano e Orçamento porque já ninguém acredita no orçamento uma vez que o plano repete obras ao longo de nove anos e deu como exemplo os parques empresariais, a rota das freguesias e o aproveitamento da água da Lagoa do Paul.
A assembleia municipal aprovou também, com a abstenção do Podemos Mais, a contratação do empréstimo no valor de 171 mil euros a médio e longo prazo para ações de financiamento e outro no valor de 241 mil euros, para o espaço Intergeracional da Silveira, com os votos contra do Podemos Mais.
Também a bancada da oposição votou contra a proposta de participação fixa no IRS para 2019 em 0,4%, um aumento que segundo Roberto Silva, presidente da autarquia Lajense, se deve a uma candidatura feita para o Espaço Intergeracional da Silveira à Adeliaçor e que não foi apoiada e isso somado aos 28 trabalhadores que entraram para a câmara levou a este aumento durante o ano de 2019.