Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
O dirigente social-democrata referiu que o comissário europeu da Agricultura, em declarações feitas recentemente no Parlamento Europeu, defendeu a necessidade de serem encontrados “mecanismos específicos” para as regiões mais desfavorecidas da Europa, como é o caso dos Açores.
Segundo António Ventura, perante este “sinal” de abertura é “indispensável que o governo regional e o governo da República tomem posição junto as instituições europeias”, no sentido de salvaguardarem a manutenção do regime de quotas leiteiras nas ilhas após 2015.
O porta-voz do PSD/Açores para a Agricultura disse também esperar que o governo da República “não seja pouco ambicioso nesta matéria”, recordando que foi o executivo de Lisboa que “fez cair a possibilidade da existência de uma minoria de bloqueio que iria parar o desmantelamento das quotas leiteiras”.
O dirigente social-democrata reafirmou que o sistema de quotas leiteiras “é vantajoso para os Açores” por ser uma região desfavorecida e com permanentes condicionalismos geográficos, que dificultam o desempenho dos agricultores açorianos face a outras regiões da Europa, muito mais competitivas.
A supressão das quotas leiteiras para além de 2015 terá repercussões negativas sobre o rendimento dos produtores de leite da Região, das indústrias transformadores e sobre a economia dos Açores” alertou.
A carregar comentários...