O Secretário Regional da Saúde apresentou em Angra do Heroísmo, as novidades do Plano de Formação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, destinado à formação de bombeiros e outros agentes da Proteção Civil.
Rui Luís que falava à margem do balanço do Programa de Formação de Bombeiros de 2018 e da apresentação do Plano de Formação de Bombeiros para 2019, frisou que a formação dos bombeiros, da sociedade civil e de agentes da Proteção Civil é um eixo primordial para a segurança efetiva das populações.
Para a implementação do curso de busca e resgate em estruturas colapsadas foram já preparados quatro elementos da Proteção Civil, que adquiriram formação na Universidade do Texas, nos EUA.
O objetivo final será a criação de nove equipas especializadas, uma por cada ilha do arquipélago, e duas brigadas de intervenção em busca e resgate, em São Miguel e na Terceira.
O titular da pasta da Proteção Civil reiterou que o Plano de Investimentos para 2019 prevê a aquisição de equipamentos para os bombeiros atuarem em estruturas colapsadas, nomeadamente em situações de sismo.