Foi assinado na sexta-feira o contrato ARAAL de cooperação entre a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo e a Câmara Municipal das Lajes do Pico para a reabilitação das antigas Casas dos Botes Baleeiros, cujo valor total é de 540 mil euros sendo 50% financiado pelo governo regional.
Marta Guerreiro que falava na sessão adiantou que esta recuperação criará “um novo espaço para albergar, não só os antigos botes baleeiros, mas igualmente outros equipamentos relacionados com os desportos náuticos afetos às atividades marítimo-turísticas", acrescentando que se prevê que "fique operacional em 2020”.
A titular da pasta do Turismo adiantou que o investimento “terá também um forte contributo para que a rota temática da baleação seja reforçada, incrementando a motivação para o 'touring' cultural e paisagístico, presente no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo”.
Roberto Silva, presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico disse que o património representa um museu vivo honrando os homens do mar e agradeceu a colaboração do governo neste processo de recuperação.
Ricardo Ferreira, presidente do Clube Náutico das Lajes do Pico, ficou satisfeito com este contrato ARAAL porque esta obra era fundamental uma vez que era impossível manter estas condições por muito mais tempo porque a casa está a implodir.
Com esta intervenção os atletas vão ter melhores condições e acredita que vão motivar mais atletas para as modalidades.