Está decidido. O investimento no porto de São Roque vai acontecer nas atuais infraestruturas. A garantia foi dada pela secretária regional dos Transportes e Obras Públicas que reuniu na tarde de sexta-feira com o executivo camarário de São Roque onde adiantou que vão avançar com o terminal de passageiros e depois com o projeto de execução para o aumento do molhe de proteção permitindo a operação em simultâneo da atividade de passageiros e de carga.
Ana Cunha acrescentou ainda que foram dadas instruções à Portos dos Açores para que fizesse um estudo de ordenamento do cais de São Roque e das suas potencialidades, entre elas um núcleo de recreio náutico.
A secretária recordou que este é um processo complexo, daí ter levado tanto tempo para o governo chegar a uma conclusão, uma vez que para a ampliação do molhe são esperadas profundidades superiores a 60 metros.
Mark Silveira, presidente da Câmara Municipal de São Roque, disse que sempre defendeu uma solução na baia do cais do pico uma vez que a maior dinâmica está localizada naquela zona, mas manifestou que se do ponto de vista técnico não fosse possível a outra opção também era apoiada pelo autarca.