Foi assinado ontem um protocolo de colaboração entre a Direção Regional do Desenvolvimento Rural e a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) dos Açores que tem como objetivo validar os rótulos de vinhos certificados e não certificados a usar nas garrafas de vinho que vão ser comercializadas.
Vasco Paulos presidente da CVR Açores disse que é com orgulho que assina aquele protocolo de colaboração onde vão disponibilizar os seus conhecimentos técnicos e experiência na rotulagem para fazer face a desafios futuros do setor e garantir a genuidade dos produtos.
Por outro lado o secretário regional da Agricultura e Florestas disse que um dos desafios em relação ao futuro é garantir a sustentabilidade do ponto de vista económica e naquilo que pode representar na criação de riqueza, emprego e desenvolvimento económico da ilha.
João Ponte admite que para vencer esses desafios é preciso salvaguardar a genuidade dos vinhos açorianos e o protocolo assinado é mais um contributo que o governo dá nesse sentido.
Outros objetivos passam pela previsibilidade das ajudas à manutenção da vinha daí reforçarem o posei em mais cerca de 250 mil euros o que representa um acréscimo de cerca de 50 % da verba e o outro objetivo passa por trazer novos operadores de transformação para a região e reforçar a notoriedade do vinho dos Açores para conseguirem um setor forte e sustentável.