A ampliação da pista do aeroporto do Pico vai ser alvo de um estudo técnico. A notícia é avançada pela Antena 1 Açores que informa que o Presidente do Governo deu uma orientação nesse sentido à Secretária dos Transportes e Obras Públicas.
No documento, a que a Antena 1 Açores teve acesso, Vasco Cordeiro manda Ana Cunha proceder às diligências necessárias para a realização de uma avaliação das condições de operacionalidade do aeroporto do Pico e das possíveis soluções para a resolução de questões de ordem técnica e operacional, que condicionem ou impeçam a plena utilização do aeroporto, incluindo a ampliação da pista.
Segundo a mesma fonte, o aeroporto do Pico tem estado sujeito a vários constrangimentos técnicos e operacionais, derivados sobretudo de um significativo aumento do seu número de passageiros embarcados, desembarcados ou em trânsito.
Em 2013, quase 67 mil passageiros passaram pelo aeroporto do Pico. Um número que em 2018 sobe para mais de 136 mil. Ou seja, um aumento de mais de 103 por cento.
Tendo estes números em conta, Vasco Cordeiro quer que o estudo técnico a elaborar contemple um diagnóstico dos constrangimentos técnicos e operacionais à operação da aviação comercial; um histórico e uma possível previsão do impacto das atuais condições de operação de aeronaves nomeadamente em termos de cancelamentos, atrasos ou desvio de voos comerciais inicialmente a ele destinados.
Vasco Cordeiro quer ainda resposta sobre o custo/benefício de cada uma das soluções apresentadas e quer conhecer as possíveis fontes de financiamento para cada uma das soluções propostas.
Antena 1/RP