Os deputados municipais das Lajes do Pico reuniram-se ontem em Assembleia Municipal no Auditório do Museu dos Baleeiros.
No período antes da ordem do dia os deputados aprovaram um voto de congratulação pelo anúncio de Vasco Cordeiro para a elaboração de um estudo para o aumento da operacionalidade do aeroporto do Pico.
Ainda no período antes da ordem do dia os deputados municipais abordaram a renúncia do mandato do vereador Walter Machado que alegou questões pessoais e que vai ser substituído por Isabel Nunes, que ocupa a oitava posição da lista.
O Podemos Mais, lamenta esta situação uma vez que quem deveria ocupar o cargo eram as pessoas do topo da lista e não quem estava na oitava posição.
Roberto Silva, presidente da autarquia, elogiou o trabalho do vereador ao serviço da câmara e dos munícipes e garantiu que todas as pessoas que integraram a lista têm o mesmo valor.
No período da ordem do dia os deputados municipais aprovaram por unanimidade um reforço de cinco mil euros no contrato interadministrativo de delegações de competências na freguesia da Piedade, uma vez que é a freguesia do concelho que tem maior rede viária.
Os deputados aprovaram também por unanimidade o regulamento de apoio à atividade desportiva e o regulamento para 2019 do concurso nacional de composição coral – Maestro Manuel Emílio Porto.
Já o regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos teve cerca de duas horas em debate uma vez que os deputados não chegavam a consenso.
Segundo o presidente da autarquia o principal objetivo é a sustentabilidade dos resíduos do concelho uma vez que existe um défice de cerca de 200 mil euros por mês.
Esta taxa que passa a estar implementada na fatura da água, se não fosse aprovada o município perdia o direito a fundos comunitários.
O presidente da autarquia deu também conhecimento à assembleia que a câmara foi alvo de uma investigação da PJ no âmbito da viagem ao vaticano, uma queixa apresentada pelo podemos mais, que constitui arguidos o presidente e o vice-presidente da câmara.
O presidente recordou que foram consultadas várias agências de viagem e escolheram a que tinha o custo mais baixo mostrando-se confiante de que vai ter um desfecho favorável tal como tem acontecido com as dezenas de queixas apresentadas pelo partido da oposição.