O deputado do PCP no Parlamento Europeu, Miguel Viegas, está de visita às ilhas do Triângulo.
Ontem o deputado, acompanhado pelo Coordenador Regional do PCP, Vítor Silva, esteve na Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico e reuniu com a Associação de Agricultores.
Miguel Viegas, em declarações à Rádio Pico, disse que esta é uma visita de continuidade e é fundamental uma vez que estão a ser discutidos dossiers chave para a região, como o orçamento, os fundos estruturais, a PAC, o POSEI e os regulamentos da Política Agrícola Comum.
O eurodeputado deu como exemplo os valores do POSEI que devem crescer por forma a responder às necessidades da região e quer salvaguardar o uso da casta Isabela para além dos Açores por forma a aumentar a produção do vinho de cheiro e explorar o seu potencial.
Miguel Viegas disse que este novo POSEI tem que dar resposta à insularidade e defende que deve ser criado um POSEI específico para tratar da questão dos transportes que penaliza muito as empresas açorianas.
O eurodeputado acredita que os Açores têm capacidade para produzir carne de grande qualidade e os produtores vêem-se obrigados a alterar para as vacas aleitantes devido ao fim das cotas leiteiras defendendo que têm de existir medidas de apoio porque por si próprio este setor não vai florescer.