O deputado do PSD/Açores, Marco Costa, questionou o governo regional sobre as intervenções necessárias no lugar do Pocinho, na freguesia da Candelária, e na orla costeira das Lajes do Pico, “duas preocupações vigentes, e que aguardam o cumprimento das promessas do governo, dados os danos verificados em ambas”.
O social-democrata recordou que “temos estado expostos, nos últimos meses, a algumas condições adversas de mar, mesmo não se tratando de um dos invernos mais severos”, no entanto, “existem bastantes ocorrências a registar nas diversas zonas balneares e orla costeira da ilha do Pico”.
Sobre a zona balnear do Pocinho, o deputado recordou que a mesma aguarda, desde 2015, o início do procedimento para requalificação, na altura anunciado pelo governo com um prazo de execução de 60 dias, mas que até hoje não se realizou.
Também a orla costeira das Lajes do Pico, “que assistiu nos últimos meses, a dois galgamentos, deixou claras as suas fragilidades e relembrou que a segunda fase da proteção da orla costeira nunca foi concretizada.
Assim o deputado pediu esclarecimentos sobre o que será feito na zona balnear e de lazer do Pocinho, dada a sua importância e no caso da Orla Costeira das Lajes do Pico, o social-democrata lembra que, “há poucos dias, a empresa Portos dos Açores afirmou que não prevê avançar com a segunda fase da proteção do porto das Lajes do Pico, pelo que exige explicações.