Decorreram na Praia da Vitória as eleições para os novos corpos sociais da Federação das Pescas dos Açores (FPA) para o triénio 2019-2022, onde Gualberto Costa Rita foi reeleito como presidente da Direção da Federação, Jorge Gonçalves como Vicepresidente e para presidente da Assembleia-Geral José Azevedo.
Neste triénio, os objetivos da Federação passam por interceder junto do Governo Regional, para a necessidade de se reforçar os apoios à frota regional ao nível da segurança e da salvaguarda da vida humana no mar e na motorização das embarcações.
Gualberto Rita lembra que, para além das ações de formação sobre segurança no mar, é necessário dotar as embarcações açorianas com melhores equipamentos e ferramentas, essenciais para que os profissionais da pesca exerçam, com maior segurança o seu trabalho uma vez que a atual portaria não responde à necessidade de aquisição destes equipamentos por parte dos armadores.
Refere ainda que, embora já se tenha conseguido a implementação de medidas importantes para a reestruturação do setor das pescas, as quais têm contribuído para o aumento do valor de pescado. No entanto, algumas ainda não tiveram o reflexo que se pretende na melhoria das condições socioeconómicas dos pescadores, nomeadamente, a revisão do regulamento do Fundopesca, por forma a abranger a maioria dos pescadores.