O Presidente do Governo anunciou a conclusão, até final do atual mandato, do processo de certificação de todos os matadouros da Região ao nível da segurança e da qualidade alimentar dos produtos, no âmbito da estratégia que está a ser implementada de reforço da competitividade do setor da carne nos Açores.
Brevemente serão já entregues os comprovativos da certificação pela norma ISSO 22.000 aos matadouros da Terceira, de Santa Maria e do Pico. Este ano decorrerá também o processo de certificação dos matadouros do Faial, da Graciosa, das Flores e de São Jorge.
O Presidente do Governo falava na inauguração das obras de ampliação do Matadouro de São Miguel, um investimento superior a três milhões de euros.
Em 2018 foram abatidos nos matadouros dos Açores e aprovadas para consumo quase 73 mil carcaças de bovinos, o que corresponde a um aumento superior a 30 por cento nos últimos cinco anos.
Por outro lado, continua-se a verificar um aumento de carcaças expedidas, sendo que, entre 2018 e 2017, o crescimento atingiu quase os 40 por cento.