Os maus cheiros que regularmente se fazem sentir no Porto Velho da Madalena podem ter uma relação direta com a drenagem de esgotos para o interior da baía.
A notícia é avançada pelo semanário Ilha Maior que recorda que na passada semana tiveram inicia os trabalhos de dragagem do porto onde foram encontrados alguns tubos e uma zona gordurosa junto a habitações, fazendo levantar a suspeita de existir esgotos livres e ilegais a despejar diretamente para o porto.
Segundo a mesma fonte, a existência desses esgotos pode contribuir em larga escala para acelerar a putrefação das algas e, consequentemente, para a produção dos maus cheiros que nos últimos anos têm afetado os residentes e os visitantes do centro da vila.
A identificação das tubagens surpreendeu a Portos dos Açores e constitui neste momento uma das maiores preocupações resultantes do trabalho em curso desde o início deste mês.
O assunto está a ser avaliado pela Portos dos Açores e caso se confirme a existência de uma ou mais rede de esgotos ilegais a drenar para a bacia a situação terá de ser corrigida o mais rapidamente possível.
O Ilha Maior adianta ainda que a Portos dos Açores vai avançar em breve com uma inspeção ao local e solicitar à Câmara da Madalena um plano da rede de esgotos de todas as edificações particulares, bem como de restauração e bebidas envolventes ao Porto Velho.
Além disso a empresa responsável pela gestão portuária está a avaliar as autorizações existentes na zona do porto para perceber se existe alguma rede de esgotos antiga devidamente licenciada.