A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo avançou que está previsto que os primeiros pontos de carregamento rápido (PCR) para a mobilidade elétrica entrem em funcionamento durante o segundo semestre deste ano.
Marta Guerreiro salientou “o empenho do Governo dos Açores na promoção da mobilidade elétrica na Região e na importância de se garantir uma rede robusta e segura de pontos de carregamento rápido para veículos elétricos, que se tornará realidade com os primeiros oito a instalar até ao final do ano”.
A titular da pasta da Energia anunciou que “foram lançadas as peças do procedimento concursal da segunda fase do concurso público internacional para o fornecimento, instalação e manutenção de 16 pontos de carregamento rápido da rede de mobilidade elétrica dos Açores, o que significa mais um passo importante para incentivar a mobilidade elétrica no arquipélago”.
A rede de mobilidade elétrica prevê 26 pontos de carregamento públicos, garantindo, pelo menos, um em cada concelho da Região, dos quais 16 serão pontos de carregamento rápidos.
Em outubro, na primeira fase do procedimento, foram adjudicados 16 dos 26 lotes para a concessão de serviços de exploração, sendo que, para os 10 que ficaram excluídos no concurso, a aquisição dos pontos de carregamento encontra-se assegurada através dos contratos ARAAL de colaboração entre o Governo Regional e os municípios recentemente celebrados.
O Plano de Investimentos da Direção Regional de Energia para 2019 tem uma dotação financeira superior a um milhão de euros para a mobilidade elétrica, de forma a corresponder a esta prioridade do Governo dos Açores.