O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu ontem uma ação de Benchmarking em Enoturismo, co-organizada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).
José António Soares, presidente da autarquia da Madalena, disse que há fatores que elevaram a Madalena na nossa história e deu como exemplo a paisagem da cultura da vinha, património da humanidade, a montanha, uma das sete maravilhas de Portugal e a Madalena ter sido eleita cidade do vinho 2017.
O presidente garantiu também que a AMPV tem sido uma instituição que tem apoiado muito a Madalena na divulgação e promoção da ilha do Pico, afirmando mesmo que esta associação fez mais pelo Pico do que muitas outras instituições a nível regional.
José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, informou que estas ações de Benchmarking têm como objetivo fazer o levantamento da oferta enoturística segundo critérios pré-definidos, de modo a melhor articular as iniciativas e proporcionar uma oferta mais apelativa.
Este projeto tem também uma segunda vertente enoturismo.pt onde estão a trabalhar com os municípios, pedindo que indiquem um responsável pela oferta do enoturismo no concelho, o local onde vai estar sedeado o espaço e parceiros para aderir a este projeto de rede.
O secretário-geral adiantou que todos os parceiros que aderirem ao projeto vão ter uma placa, sendo condição para aderir a subscrição da carta europeia de enoturismo e o manual de boas práticas no sentido de garantir a qualidade do serviço que é prestado. Em 2020 José Arruda avançou que gostava que a quinta conferência de enoturismo fosse realizada em Portugal. Em 2018 decorreu na Moldávia e este ano vai ser feita no Chile.
Losménio Goulart, presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, afirmou que Cooperativa está a viver um momento que vai ficar para a história com a internacionalização dos vinhos e a uniformização os rótulos garantindo que a história da vitivinicultura está a viver novamente momentos de glória, tal como aconteceu em meados do séc. XIX.