A comemoração do Primeiro Dia Municipal do Bombeiro tem um significado muito especial no primeiro concelho do Pico.
As palavras são de Roberto Silva, presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, que falava nas comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, que foi comemorado no domingo.
O presidente acrescentou que a comemoração simboliza uma homenagem genuína a cada Bombeiro, que ajuda os nossos pais, avós ou filhos, quando a vida se distancia da normalidade.
Roberto Silva agradeceu ao Governo dos Açores pela realização das obras de requalificação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, realçando a excelente cooperação entre o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal, que também acontece no Posto Médico da Piedade e nas obras de beneficiação do quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico.
O presidente afirmou que é certo que têm em curso a reabilitação do Centro de Saúde existente, mas necessitam de um novo Centro de Saúde, é certo que têm um posto médico na Ponta da Ilha, mas ainda não foi cumprida a instalação de uma ambulância na área mais remota da ilha e do concelho. No que diz respeito às evacuações médicas, Roberto Silva recorda que continuamos a morrer porque não há um sistema de evacuações médicas eficaz na ilha do Pico e acima de tudo porque não temos, na ilha, um serviço médico de urgência que é fundamental instalar com a maior brevidade possível.