O Secretário Regional da Agricultura e Florestas revelou que foi concluído o processo de admissão de 14 novos guardas florestais nos Açores, o que permite reforçar o número de profissionais nas várias ilhas do arquipélago e proceder à necessária renovação geracional.
A admissão de novos guardas florestais nos Açores vai permitir reforçar a ação desta classe profissional na defesa e vigilância da floresta, que é um elemento estruturante da nossa paisagem e um fator de dinamização económica e social”, afirmou João Ponte, acrescentando que, entre os novos guardas florestais admitidos, cinco são mulheres e nove homens, com uma média etária de 24 anos.
Os Açores dispõem atualmente de 52 guardas florestais, dos quais sete são mulheres e os restantes 46 homens, com uma idade média de 46 anos, estando distribuídos por oito das nove ilhas do arquipélago.
João Ponte destacou que concorreram a este concurso da Direção Regional dos Recursos Florestais 109 candidatos de oito ilhas do Açores e um da Madeira, sendo que 11 tinham licenciatura, um tinha mestrado e os restantes o 12.º ano de escolaridade.