O município de São Roque do Pico comemorou ontem o 25 de abril com uma homenagem aos 42 presidentes de junta do concelho, eleitos democraticamente pós 25 de abril de 1974.
Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, presidente da autarquia, disse que foi uma forma de homenagear os principais atores do poder local, recordando que as juntas de freguesia, pela sua proximidade às populações, são o órgão que melhor condição tem para dar resposta às pretensões e anseios das populações.
Contudo e no seu entendimento as juntas dos concelhos mais pequenos não possuem os recursos necessários para fazer face áquilo que são as suas competências e áreas de atuação, defendendo que deve ser feita uma reforma profunda do poder local, dando corpo a uma maior descentralização e transferência de verbas para as juntas de freguesia.
Gui Meneses, secretário regional do Mar Ciência e Tecnologia, em representação do presidente do Governo Regional, disse que foi uma honra estar presente para assinalar uma data, das mais importantes do país, e defende que nunca devemos esquecer a nossa história, louvando a iniciativa da autarquia em homenagem os presidentes de junta pós 25 de abril.
Também como forma de assinalar abril está patente no átrio do município uma exposição com os 42 presidentes de junta do concelho de São Roque, que foram homenageados durante a sessão do 25 de abril.