O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) anunciou em Angra do Heroísmo, que a quinta edição do exercício 'Touro' vai decorrer a 6 e 7 de julho, na ilha do Pico, simulando a resposta a um sismo de origem vulcânica.
Carlos Neves, que falava aos jornalistas à margem da apresentação do 'Touro19', realçou que este é “o exercício de maior dimensão” realizado pelo SRPCBA, que pretende reunir todas as entidades e agentes de Proteção Civil, envolvendo cerca de 300 operacionais.
Neste exercício, serão simulados pedidos de socorro de cidadãos, habitações destruídas, estradas obstruídas, populações isoladas, evacuações de populações, pessoas desaparecidas e outros acidentes e incidentes que se enquadrem numa situação de sismo.
O exercício, que deverá envolver duas centenas de operacionais de, pelo menos, 25 entidades e cerca de 100 figurantes, terá a duração de 72 horas, com movimentação de meios no terreno durante 24 horas, destacando-se três cenários de grandes dimensões, um em cada concelho da ilha e, pela primeira vez, a evacuação de toda a população de uma parte de uma freguesia.
Por outro lado, nesta edição, pretende-se também proporcionar a oportunidade para que as câmaras municipais ativem as suas comissões municipais de Proteção Civil.