O Vice-Presidente do Governo congratulou os Açorianos pela forte adesão ao Orçamento Participativo dos Açores, que promove a democracia participativa e o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisão sobre a aplicação de verbas públicas.
Na segunda edição do Orçamento Participativo dos Açores tem como novidades o aumento da verba destinada à execução das ideias propostas e votadas pelos cidadãos, no valor de um milhão de euros, uma nova área temática, a Cultura, e a possibilidade de apresentação de antepropostas de âmbito regional, para além das ideias por ilha, passando cada cidadão a poder votar duas vezes, ou seja, um voto numa proposta de âmbito regional e um voto numa proposta de âmbito de ilha.
Assim, por área temática, foram apresentadas 251 ideias na Juventude, 92 no Turismo, 72 na Cultura, 71 na Inclusão Social e 66 ideias na área do Ambiente.
Entre as 428 antepropostas de âmbito de ilha, 153 referem-se a São Miguel, 64 à Terceira, 60 ao Pico, 41 a São Jorge, 33 ao Faial, 27 às Flores, 26 à Graciosa, 16 a Santa Maria e as restantes oito ao Corvo.
Comparativamente à primeira edição regista-se um aumento de 225 antepropostas, bem como um acréscimo de cerca de 500 cidadãos promotores das ideias.