O Secretário Regional da Agricultura e Florestas defendeu em Vila do Porto que a valorização da paisagem vitivinícola da ilha de Santa Maria deve inspirar-se no trabalho e aproveitar a experiência da ilha do Pico, para voltar a ser um setor gerador de riqueza, emprego e progresso económico.
O governante falava na sessão de abertura do encontro – debate sobre 'Valorização da Paisagem Vitivinícola de Santa Maria', com a presença de vários oradores convidados.
João Ponte salientou que, nos últimos anos, o setor vitivinícola nos Açores sofreu uma profunda mudança, com o aumento do número de produtores, o crescimento da área de produção para perto de 1.000 hectares, a grande maioria na ilha do Pico, e a valorização dos vinhos.
Além da criação de emprego, do desenvolvimento da iniciativa empresarial privada e da criação de riqueza, a vitivinicultura no Pico tem ajudado a projetar a ilha para o exterior, a notabilizar as produções de vinho e a gerar novas associações entre setores com grande potencial, como é o caso do enoturismo, fruto de novos fluxos turísticos.