A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República lamentou que o Ministro das Infraestruturas “se tenha recusado a responder a uma questão sobre a ampliação da pista do Aeroporto da Horta”, considerando que, “mais uma vez, o governo da república parece ignorar os Açores”.
Segundo recordou, “a questão da ampliação da pista do Aeroporto da Horta, e a construção das respetivas áreas de segurança, tem sido uma questão recorrente, sendo que a Assembleia da República já aprovou várias resoluções sobre este assunto”.
Berta Cabral dirigiu-se a Pedro Santos na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação e, perante a recusa do governante, referiu que “quando não se responde é porque não se tem nada para dizer”.
Berta Cabral pretendia saber “o ponto da situação de todo o processo, no âmbito das negociações entre o Governo e a ANA/Vinci sobre o novo aeroporto de Lisboa, que poderiam incluir a intervenção na Horta, ampliando a pista para pelo menos 2050 metros e assegurando as áreas de segurança”.