A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Madalena vai avançar com um diagnóstico social no concelho da Madalena.
A confirmação é de Lisa Melo, Presidente da Comissão que falava sábado no programa Em Foco da Rádio Pico que informou que neste momento já reuniram com as juntas de freguesia e depois vão avançar com um questionário para conhecerem a realidade de todas as famílias com jovens dos 0 aos 25 anos, com grau de dependência dos pais.
A CPCJ da Madalena foi criada em 2004 e ao longo destes 15 anos já acompanhou centenas de casos, estando neste momento com 30 processos ativos na sua maioria por abandona ou absentismo escolar, por consumo de estupefacientes e por negligência.
Quanto ao plano de atividades, para alem do diagnostico social a CPCJ da Madalena vai participar no encontro regional e nacional de comissões, vai continuar a investir na formação, louvando a iniciativa do comissariado para a infância, vão retomar o programa de rádio Sei lá eu e no dia 25 de abril realizaram a uma caminhada com a participação de mais de uma centena pessoas, desde bebes de colo até pessoas com mais de 80 anos, sensibilizando os cidadãos para os direitos das crianças.
Lisa Melo está a ano e meio de terminar a presidência, uma vez que a lei não permite uma nova recandidatura nos destinos da comissão, mas mostra-se orgulhosa quer a nível pessoal quer institucional pelo trabalho realizado.