A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, vai proceder ao lançamento de um novo concurso público para a obra de melhoria das condições operacionais e de segurança do Núcleo de Pescas do Porto da Madalena, na ilha do Pico.
Em causa está o facto de o procedimento de contratação pública, lançado a 1 de março, para aquela empreitada ter recebido duas propostas que foram excluídas, por apresentarem um preço superior ao preço base estipulado.
Neste momento, está a proceder-se à retificação das peças do novo concurso para que possa ser lançado no final de maio.
A obra de melhoria do Núcleo de Pescas da Madalena prevê a construção de um cais de alagem, com 20 metros, de um cais auxiliar de 17 metros, que aumenta em cerca de 50% a zona acostável para a pesca local, bem como de um terrapleno com 1.200 m2.
Está ainda prevista a instalação de uma grua de coluna de 16 toneladas, bem como de redes de água e de eletricidade para apoio às embarcações, assim como a construção de instalações sanitárias para os profissionais da pesca do Porto da Madalena.
Esta empreitada, que terá um prazo de execução de 365 dias, prevê que o cais fique próximo da entrada da Lota, facilitando a operação de descarga de pescado.