O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou na Horta, que anualmente são recolhidas cerca de 12 toneladas de lixo nas limpezas que se realizam na orla costeira do arquipélago.
Gui Menezes, que falava à margem de uma ação de recolha de microplásticos na Praia de Porto Pim, afirmou que, “nos Açores, o plástico aparece em quase todos os ecossistemas marinhos, tanto em profundidade como à superfície, nas praias”.
O Secretário Regional referiu que mais de 40 praias da Região são monitorizadas no que respeita à ocorrência de lixo marinho, sendo que em Porto Pim, “por ser uma praia mais confinada”, regista-se uma maior acumulação de plásticos, sobretudo de microplásticos.
Gui Menezes frisou que “o Governo dos Açores tem uma série de iniciativas a decorrer para reduzir a utilização de plásticos descartáveis”, acrescentando que já começa a haver “consciência do problema” que o plástico constitui para os oceanos.
A ação integrou-se na 10ª campanha do Açores Entre-Mares, que se realiza no arquipélago entre 20 de maio, Dia Europeu do Mar, e 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos com o objetivo de promover o conhecimento e a utilização sustentável do Mar dos Açores.