O Município da Madalena realizou na segunda-feira, seis exercícios de simulacro, um por freguesia, testando a prontidão e a operacionalidade da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC).
Com o intuito de aperfeiçoar os procedimentos no socorro às vítimas, o teatro de operações foi montado nos Paços do Concelho, respondendo às seis ocorrências registadas: chuvas intensas com inundações, em São Caetano; derrocada com vítimas soterradas, nos Biscoitos, na Candelária; transbordo de uma ribeira em São Mateus. Por sua vez, na Criação Velha as equipas de socorro tentavam controlar um incêndio na Casa do Povo; na Madalena prestavam apoio a um acidente de viação com uma carrinha de nove lugares caída ao mar, enquanto nas Bandeiras, duas vítimas haviam igualmente sido levadas pela forte ondulação que se fazia sentir, no Cais do Mourato.
Num cenário em que as catástrofes iam-se sucedendo, as operações foram sempre coordenadas pelo Posto de Comando Operacional, em parceria com as Juntas de Freguesia, e as restantes entidades representadas na Comissão, liderados pelo Presidente da Câmara Municipal.
CMM/RP