A Portos dos Açores, S.A. lançou na passada semana um procedimento de concurso público com vista à “aquisição de dez defensas completas e cinco conjuntos de fixações”, para os Portos da Madalena e de São Roque do Pico, tendo o respetivo anúncio sido publicado no Diário da República.
No caso concreto da Madalena do Pico, os equipamentos a adquirir irão permitir a atracação no posto de acostagem Sul da ‘ponte-cais’ do Terminal Marítimo ‘João Quaresma’, mostrando-se ali indispensáveis à operação dos navios ferry da Atlânticoline, em face da geometria e das dimensões de embarcações do tipo do “Gilberto Mariano”.
Quanto a São Roque do Pico pretende a administração portuária substituir alguns dos equipamentos e sistemas de fixação existentes que se encontram degradados, devido às especiais condições de exposição daquele porto à agitação marítima e ao modelo dos navios que ali operam.
Com este concurso visa-se adquirir defensas cilíndricas, idênticas às já existentes no posto de atracação Norte da ‘ponte-cais’ do Terminal de Passageiros do Porto da Madalena e também no cais junto à antiga gare marítima, além de figurarem, igualmente, no próprio Porto de São Roque.
O preço base deste procedimento é de 115 mil euros, acrescidos do IVA à taxa legal em vigor, sendo o prazo para fornecimento dos equipamentos, após adjudicação e procedimentos subsequentes, de 126 dias.