No próximo mês de junho, o arquipélago dos Açores recebe a Sessão Plenária de 2019 da Assembleia das Regiões Vitícolas da Europa.
Segundo o blog Cais do Pico, esta é uma reunião anual que junta as 75 regiões associadas e que dispõe de uma representação política e de uma representação interprofissional. Serão cerca de 100 participantes de vários países da Europa que terão a oportunidade de conhecer as especificidades e potencialidades da vinha açoriana.
Na campanha 2018/2019 foi produzido no Pico 79% do vinho IG-Açores, 92% do vinho de Denominação de Origem Protegida (DOP) da região e 100% do vinho licoroso DOP açoriano.
Segundo a mesma fonte, a Sessão Plenária de 2019 da Assembleia das Regiões Vitícolas da Europa vai decorrer no Faial, apenas com algumas visitas de campo na ilha do Pico.
Esta medida segundo o blog Cais do Pico leva a alguma contestação por parte dos picoenses que questionam se surge por questões logísticas, ou relacionadas com o alojamento, recordando que o Pico dispõe na Hotelaria Tradicional cerca de 500 camas, ou seja, cinco vezes mais do que o necessário para acomodar os participantes e tem um Auditório, a maior sala de espetáculos e de projeção das ilhas do Triângulo para acolher este espetáculo.
O blog vai mais longe e acrescenta que esta decisão tem tanta lógica como se uma conferência internacional sobre chá decorresse em Santa Maria com uma visita de campo a São Miguel, ou então se um próximo congresso das "Mais Belas Baías do Mundo" tivesse lugar no Pico com um dia de visita à cidade da Horta.
CaisdoPico/RP