Madalena adere à Semana dos Residuos...
Esta empreitada vai de encontro a aspirações dos picoenses porque o Miradouro da Terr´Alta tem características únicas, nomeadamente a panorâmica singular sobre o mar e a Ilha de São Jorge, uma paisagem ímpar garantida pelos mais de 400 metros de arriba vertical naquele ponto.
Construído em 1962, o miradouro situa-se no ponto onde a estrada regional mais se aproxima da alta arriba existente entre as Freguesias de Santo Amaro e da Ribeirinha, na costa Norte da Ilha.
A estrutura até agora existente consistia apenas num espigão em betão armado, em consola sobre a falésia, lateralmente protegido por um gradeamento. O acesso era feito por uma escada de pedra revestida a partir da estreita berma existente, e que actualmente oferece perigo para quem a desce, pela proximidade à faixa de rodagem da via.
Além da dificuldade do acesso e da falta de espaços para estacionamento, a peça saliente de betão armado, está fissurada, deixando a armadura desprotegida em alguns pontos.
Perante a situação actual a Delegação de ilha da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos decidiu avançar com esta empreitada para repor as condições de segurança e, simultaneamente, criar novas condições para a fruição do local.
No âmbito desta intervenção foi projectada a construção de uma nova consola em betão armado, protegida de modo seguro e elegante, concebida para se integrar no arranjo da sua envolvente próxima, o qual inclui a construção de muros de guarda em alvenaria de pedra e a execução de novos pavimentos.
No novo projecto foi anulada a perigosa escada de acesso frontal e criados dois novos acessos laterais, com passeios, um deles com rampa, a partir de dois amplos parques de estacionamento para autocarros e para veículos ligeiros, devidamente pavimentados, os quais foram já terraplenados na mesma margem da Estrada Regional, evitando-se os habituais atravessamentos da via.
A ligação pedonal entre o parque Leste e a área central do Miradouro será efectuada preferencialmente por um trilho lateral que foi recuperado, com cerca de 50 metros de extensão e 1,5 metros de largura média.
Os trabalhos incluirão a execução de escavações, aterros, alvenarias de blocos de cimento, alvenarias de pedra de basalto, betão ciclópico, betão armado, pavimentos em calçada de basalto e em semi-penetração asfáltica e passeios, um investimento de cerca de cinquenta mil euros.
Os trabalhos de desmatação para início imediato da obra já começaram e prevê-se que o novo espaço de lazer da ilha do Pico fique concluído dentro de três meses.
GACS/ Rádio Pico
A carregar comentários...