O deputado do PSD/Açores Carlos Ferreira afirmou hoje que a Região necessita de um “novo ciclo” para que seja empreendido um combate efetivo à toxicodependência, alegando que o arquipélago “perdeu uma década” sem ter uma estratégia nesta área.
O parlamentar do PSD/Açores, que falava durante um debate de urgência promovido pelo partido sobre políticas de prevenção e combate às toxicodependências, salientou que a Região “precisa de uma nova forma de governar e de um Governo que não ande a reboque”.
Carlos Ferreira lembrou que, entre 2010 e 2012, os Açores tiveram um Plano Regional de Combate às Dependências, “que se pensava ser o início de um trabalho sério, planeado e devidamente estruturado para atacar o fenómeno”, e que foi abandonado assim que o Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, tomou posse.
O parlamentar do PSD/Açores citou o mais recente relatório nacional do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), que aponta que os Açores “estão no pódio nacional das maiores prevalências de consumo recente de qualquer droga na população”.
O mesmo documento refere igualmente que a Região tem os índices mais elevados do país no consumo de cocaína, na prevalência de consumo recente de ecstasy, na prevalência de consumo de anfetaminas, de alucinogénios e de sedativos não prescritos.