A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou a lista das 29 entidades e personalidades que serão agraciadas, na próxima segunda-feira, Dia dos Açores.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo vai receber a Insígnia Autonómica de "Valor", a mais elevada das condecorações atribuídas na região.
Com a Insígnia Autonómica de "Reconhecimento", serão distinguidos o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o velejador Genuíno Madruga, o professor e escritor Manoel Tomaz e o fotógrafo marinho Nuno Sá.
As insígnias honoríficas açorianas premeiam também o "Mérito Industrial, Comercial e Agrícola" que vai ser atribuído a Renato Goulart, guia da montanha da ilha do Pico e ao mestre João Silveira Tavares.
A lista de homenageados foi aprovada por cinco dos seis partidos com representação parlamentar. O deputado do PPM, Paulo Estêvão, foi o único a votar contra, em "protesto" pelo facto de a bancada da maioria socialista lhe ter chumbado, pelo segundo ano consecutivo, o nome proposto para ser condecorado no Dia dos Açores.
As comemorações do Dia dos Açores vão decorrer este ano na vila da Calheta, em São Jorge.