O Governo dos Açores atribuiu cinco prémios 'Espírito Verde' e sete menções honrosas, assinalando o Dia Mundial do Ambiente, sob o lema 'Os bons exemplos são para se seguir… E para se reconhecer!”.
Estes prémios são dirigidos a empresas, instituições e personalidades que se distingam pelas boas práticas ambientais, bem como pela investigação, ativismo e voluntariado ambientais”,
Na categoria 'Recursos Naturais e Qualidade Ambiental' foram atribuídas duas menções honrosas, nomeadamente aos projetos 'Práticas ambientais em hotelaria', da Aldeia da Fonte, e 'Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira', da Câmara Municipal da Praia da Vitória, sendo o projeto 'LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas' o vencedor desta categoria.
Na categoria 'Economia Circular, Verde e Azul', o vencedor foi a Quinta do Martelo, tendo sido atribuídas menções honrosas à Câmara Municipal da Horta, pelo projeto 'Eco Quiosque da Semana do Mar', e à SailAzores, pelo projeto 'Compensação da Pegada Ecológica'.
Na categoria 'Educação, Comunicação e Voluntariado' foram atribuídas menções honrosas ao Centro Ambiental do Priolo e à Best Spot Azores, esta com o projeto 'Educação Ambiental, Investigação e Conservação', tendo vencido o prémio a Campanha SOS Cagarro, da Direção Regional dos Assuntos do Mar.
Veríssimo de Freitas da Silva Borges, a título póstumo, foi a personalidade vencedora na categoria 'Personalidade ou Instituição'.