O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade afirmou no Pico que o investimento privado nos Açores "continua com uma dinâmica de crescimento muito positiva", o que tem permitido a criação de "muitas novas empresas e uma renovação muito importante do tecido empresarial regional”.
Ricardo Medeiros, que falava durante uma visita à empresa Luís Carlos – Atividades Turísticas, salientou que o tecido empresarial açoriano continua a crescer de forma sustentada, conforme indicam os valores publicados pelo Barómetro Informa D&B relativos ao acumulado até abril de 2019.
Estes dados são publicados mensalmente e pretendem monitorizar os fenómenos mais relevantes do tecido empresarial português, apresentando também uma visão setorial e distrital.
O diretor regional frisou que continuamos a ter, nos Açores, o maior rácio de constituição de empresas do país, ou seja, 2,9 entre maio de 2018 e abril de 2019”, acrescentando que, "por cada empresa que encerra, há quase três novas empresas que iniciam a sua atividade nos Açores”.
Nos Açores, segundo o mesmo estudo, foram criadas 504 empresas no período entre maio de 2018 e abril de 2019, tendo encerrado apenas 175 empresas.