A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas destacou o trabalho célere da Atlânticoline perante a necessidade de encontrar um navio que substituísse o 'Azores Express', que acabou por não viajar para os Açores devido ao incumprimento, por parte do armador, do contrato firmado com a empresa açoriana.
Para Ana Cunha, a celeridade com que a Atlânticoline foi capaz de substituir o navio pelo 'Aqua Jewel', que já se encontra a operar na Região, minimizou o impacto na operação, e regularizou as viagens para as festas de verão, como as Sanjoaninas, que movimentam sempre muitos passageiros.
Ana Cunha, que foi ouvida na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, considerou que não se pode imputar à Atlânticoline qualquer erro de planeamento da operação, já que foi o armador que rescindiu o contrato de aluguer do 'Azores Express', uma vez que chegou à conclusão de que não seria capaz de cumpri-lo.
Relativamente à operação regular de transporte marítimo de passageiros e viaturas, e perante a avaria detetada no navio 'Gilberto Mariano', a Secretária Regional lembrou que a Atlânticoline rapidamente colocou os 'Cruzeiros' ao serviço, minimizando assim o impacto da ausência do navio avariado.
A Secretária Regional frisou ainda que o navio 'Mestre Jaime Feijó', que vai substituir o 'Mestre Simão', está em fase final de apetrechamento e deverá chegar aos Açores dentro dos prazos inicialmente estabelecidos.