A Assembleia Legislativa dos Açores reúne a partir de hoje no Faial, num plenário marcado por uma interpelação do CDS ao Governo sobre transportes e acessibilidades.
O tema esteve em debate na passada semana, durante a visita do executivo regional à ilha do Faial, e volta agora a estar no centro das atenções devido aos cancelamentos dos voos da Azores Airlines entre Lisboa e Horta e entre Lisboa e Pico, e também ao atraso no arranque da operação da transportadora marítima Atlânticoline.
Procurando potenciar o descontentamento em torno dos transportes e das acessibilidades, o CDS quer interpelar o Governo Regional sobre estas matérias, propondo também que o executivo açoriano promova as diligências necessárias, junto do Governo da República, no sentido de operacionalizar o regresso da TAP ao Faial e ao Pico.
Antes disso, o parlamento irá dar posse, à nova secretária regional da Saúde, Maria Teresa Luciano, que irá substituir no cargo Rui Luís.
A agenda parlamentar desta semana inclui ainda três propostas do Governo dos Açores: umas relacionadas com a estratégia regional para a mobilidade elétrica, outra sobre a criação de um Conselho da Diáspora Açoriana, e ainda uma reapreciação do programa de eficiência energética na Administração Pública, recentemente aprovado no Parlamento, mas devolvido pelo representante da República para os Açores.
Lusa/Açoriano Oriental/RP