Foram inauguradas ontem as obras de ampliação e beneficiação do Centro de Apoio ao Idoso da Madalena e assinado o Auto de Consignação da obra de requalificação do edifício para a Creche, Jardim de Infância e ATL da Santa Casa da Misericórdia da Madalena.
José António Amaral, provedor da Santa Casa da Madalena garantiu que esta obra agora inaugurada é importante para o concelho e ilha representando um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, totalmente assegurado pelo governo regional e por fundos comunitários.
O investimento permitiu ampliar o número de quartos, cozinha, refeitório, vestiários e a remodelação de toda a parte antiga bem como a aquisição de equipamentos.
O provedor recordou que a execução da obra não foi fácil uma vez que só apareceu uma proposta de concurso público e passados dez meses o empreiteiro abandonou sendo necessário encontrar soluções.
Quanto ao futuro o provedor recordou que pretende investir mais cerca de um milhão de euros com o edifício para o CACO, creche e jardim-de-infância, ampliação do lar residencial com mais sete quartos e do parque de residências autónomas.
José António Amaral informou que para uma boa prestação de cuidados é preciso uma boa equipa técnica na enfermagem, apoio médico e auxiliares com formação e essas exigências tem custos, informando que são de cerca de 1.200 euros por utente, apelando aos governantes para uma atenção especial na reanálise dos valores em vigor.
Vasco Cordeiro, presidente do Governo admitiu que estes dois investimentos no Pico, que representam cerca de dois milhões de euros, abrangem cerca de 300 pessoas, entre idosos e jovens, mas também as suas famílias, que sabem que “têm à sua disposição infraestruturas com dignidade para prover à vivência diária” dos seus familiares.