O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou no Pico, que a certificação pela norma ISO 22.000 dos matadouros dos Açores, relativa à qualidade e segurança alimentar, é mais um contributo para valorizar a carne e melhorar a competitividade do setor.
Concluído que está um ciclo de grandes investimentos na rede regional de abate, a aposta agora passa pela certificação dos matadouros, onde o objetivo é concluir durante este mandato a certificação de toda a rede.
O governante açoriano falava na cerimónia de entrega do certificado da norma ISO 22.000 ao Matadouro do Pico.
Para João Ponte, esta decisão importante e estratégica de apostar na certificação dos matadouros pela norma da qualidade e da segurança alimentar permite potenciar a entrada da carne dos Açores em novos mercados e, através disso, aumentar a valorização da produção.
No caso particular da ilha do Pico, o secretário destacou que se tem registado um crescimento “sem paralelo” na produção de carne, sendo que nos últimos quatro anos houve um aumento do número de abates de 33% e, só no último ano, apesar dos abates terem crescido apenas 4%, verificou-se que ao nível da desmancha houve um aumento de 50%.