O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o investimento de 522 mil euros que o Governo dos Açores aplicou na obra do furo de captação de água do Cabeço Pequeno e ligação à rede existente, na ilha do Pico, insere-se na estratégia regional de reforço do abastecimento à agricultura.
O governante falava terça-feira, na inauguração da obra daquele furo de captação de água, levada a cabo pela IROA, que beneficia 110 explorações e uma área de 1.100 hectares.
Para João Ponte, os desafios na ilha do Pico são ainda maiores devido à orografia, à qualidade dos solos e à dificuldade em ter acesso à água, mas o desempenho dos agricultores, o apoio às organizações de produtores e ao investimento e as políticas públicas do Governo Regional têm possibilitado vencer os desafios a favor do desenvolvimento do Pico e da Região.
Em matéria de reforço do abastecimento de água na ilha do Pico secretário recordou que foi inaugurada em janeiro a obra da lagoa artificial do Paul e serão construídos dois reservatórios na Prainha, estando ainda previsto o reforço do abastecimento de água na zona da Chã Verde e das Cabecinhas, a partir da Lagoa do Capitão.
João Ponte salientou ainda que estão a ser desenvolvidos em várias ilhas, nomeadamente no Pico, um conjunto de estudos, tendo em vista identificar fontes alternativas de fornecimento de água, que irão ajudar a definir um conjunto de investimentos estratégicos, tendo em vista garantir o fornecimento de água às explorações agrícolas.