A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou ontem que, ainda este ano, o Governo dos Açores vai lançar o concurso público para a construção do Terminal de Passageiros de São Roque do Pico, onde se inclui o reordenamento da zona envolvente, num investimento de cerca de quatro milhões de euros.
Para a Secretária Regional, “este é mais um passo concreto neste processo, que tem sido marcado pela ponderação e pela análise mas também pelo diálogo com as várias entidades representativas de São Roque e da ilha, desde logo porque estão em causa recursos públicos onde se estima que represente um investimento global de cerca de 30 milhões de euros, incluindo a ampliação do porto comercial”.
A titular das pastas dos Transportes e das Obras Públicas revelou que “se somarmos aos 30 milhões de euros previstos, os cerca de cinco milhões investidos na recuperação dos estragos do Porto da Madalena e os nove milhões da construção do Terminal de Passageiros 'João Quaresma', apenas ao nível das infraestruturas marítimas, a ilha do Pico recebeu investimentos superiores a 44 milhões de euros”.
A Secretária Regional revelou ainda que “o novo navio da Atlânticoline, 'Mestre Jaime Feijó', está neste momento a executar e a realizar provas de mar, seguindo-se o processo de certificação.
Trata-se de um navio com a capacidade para transportar 333 passageiros, 15 viaturas, duas das quais com peso bruto até 5,5 toneladas”, frisou Ana Cunha, denotando que “o processo decorreu de forma muito célere desde que foi tomada a decisão da substituição do 'Mestre Simão'”.