A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou que foi aprovado, recentemente, um outro projeto LIFE para os Açores, o LIFE BEETLES – Reduzir riscos ambientais e ecológicos a espécies ameaçadas.
Marta Guerreiro, que falava, em Ponta Delgada, no âmbito da assinatura de um contrato para a elaboração da Estratégia Regional para o Controlo e Prevenção de Espécies Exóticas e Invasoras, adiantou que se trata de “um investimento global de 1,76 milhões de euros, coordenado pela Direção Regional do Ambiente”, com o período de 5 anos.
A titular da pasta do Ambiente explicou que a execução do projeto será iniciada a 1 de janeiro de 2020, abrangendo 3 ilhas: Terceira, Pico e Flores.
Segundo a governante, o LIFE BEETLES “tem como principal objetivo o aumento das populações e as áreas de distribuição e a melhoria do estado de conservação das populações selvagens de três escaravelhos endémicos, que estão dados como ameaçados devido à perda do habitat, em resultado do uso da terra e dos impactos da proliferação de espécies invasoras”.