A transportadora aérea SATA Azores Airlines informa que, na sequência da avaria de duas aeronaves - um Airbus A340, que efetuava voos em regime de ACMI (regime de aluguer de aeronave com tripulação) para a transportadora, e uma aeronave Airbus A320 da SATA Azores Airlines - viu-se a companhia aérea obrigada a cancelar as ligações aéreas entre Boston e os Açores e, ainda, reduzir ou cancelar algumas ligações domésticas previstas para os dias 13, 14, 15, 16 e 17 de julho.
Estes cancelamentos em cadeia originaram diversas irregularidades cuja recuperação tem sido dificultada pela indisponibilidade de alternativas no mercado que permitam repor, de forma eficaz, a regularidade da operação aérea.
Neste contexto, a companhia aérea tem desenvolvido esforços no sentido de antecipar a entrada em linha da nova unidade Airbus A321 LRneo, que se encontra atualmente em processo de certificação.
O primeiro voo comercial desta aeronave estava planeado para o próximo dia 19 de julho, mas considerando os constrangimentos verificados na operação aérea, foi considerada a possibilidade de antecipar a sua entrada em linha, o que deverá ocorrer brevemente.