A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, apresenta ao público na terça-feira, dia 23 de julho, pelas 21h30, no Museu da Indústria Baleeira, em S. Roque do Pico, uma mostra expositiva de um feto de cachalote com 7 cm.
O exemplar em exposição reveste-se de uma singularidade e raridade únicas, que se prendem, sobretudo, com a sua pequena dimensão, tendo em conta que um cachalote, à nascença, já possui um tamanho médio de 3 a 4 metros. Considera-se que este é, provavelmente, o feto mais pequeno do mundo, conservado.
Neste pequeno feto de cachalote é possível identificar o maxilar inferior, a cauda, na posição correta, a cabeça, ligeiramente descaída, na posição fetal, algumas estruturas ósseas, as barbatanas e o corpo fusiforme.
A sessão de apresentação contará com comunicações a cargo do proprietário, Jaime Tavares de Melo, da bióloga Cristiana Antunes e do skipper João Quaresma, terminando com o visionamento de um vídeo sobre o cachalote.
Esta mostra expositiva ficará patente ao público no Museu da Indústria Baleeira, em S. Roque do Pico, até 31 de outubro.